EMAIL

secretaria@sinduscomvt.com.br

Atendimento

(51) 3748-4892

WhatsApp

(51) 3748-4892

NOTÍCIAS

30 Maio
2025

Sinduscom VT participa de debates sobre demandas da indústria regional no Rota Fiergs em Lajeado

30/05/2025

Com a presença de empresários, lideranças e representantes de entidades regionais, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) realizou nesta quinta-feira (29), em Lajeado, o Rota Fiergs, um evento de interiorização que buscou debater, identificar e definir prioridades de demandas e soluções para o fortalecimento da indústria dos Vales do Taquari e Caí. O Sinduscom VT, único sindicato patronal da região ligado à Federação, esteve presente com o presidente Daniel Bergesch, diretor do setor moveleiro Jovane Luiz Krützmann, e gerente executivo Valdir Schwarzer.

Presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier explicou que o Rota Fiergs é um projeto transformador que leva integração e apoio ao interior do Estado, ouvindo, conectando e auxiliando nas dificuldades que as indústrias e as cidades enfrentam. Ele enalteceu a atuação da entidade na articulação para a revisão das cláusulas do Compromisso da Manutenção do Emprego do programa emergencial do BNDES, cujo resultado imediato foi a prorrogação do prazo de dez para 12 meses e antecipou que, entre 2024 e 2027, o Sesi e o Senai destinarão cerca de R$ 50 milhões em investimentos para o Vale do Taquari, atendendo os principais gargalos da região, como a falta de mão de obra especializada e a fuga de talentos. “Estamos aqui para somar nesse esforço. Queremos uma indústria produtiva com valor não apenas na economia, mas nas pessoas e na comunidade que fizeram esse Estado grande”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente regional do Vale do Taquari e presidente da CIC VT, Angelo Fontana, falou do seu otimismo em relação às contribuições que o movimento da Fiergs pode trazer à região, avaliando que, ao ouvir as necessidades locais, a entidade poderá direcionar o trabalho e o investimento de forma mais assertiva. Ao citar os impactos das últimas enchentes, ele relembrou das dificuldades para a retomada da produção e celebrou a resistência e resiliência de todos os setores econômicos, garantindo que a região tem muito a ensinar e aprender com a Federação. “Estamos confiantes em fazer nosso Vale a crescer”, confirmou.

O momento solene incluiu ainda uma apresentação institucional, na qual foram indicados os membros da diretoria e demais lideranças que atuam de forma direta junto aos Vales, bem como o modelo de gestão e as metas integradas da entidade. Especificando o panorama econômico da região, a diretora de Relações Institucionais, Susana Kakuta, apontou que hoje a Fiergs atende 55 municípios onde se localizam cerca de 4 mil indústrias, as quais empregam aproximadamente 82 mil trabalhadores e geram mais de R$ 1,2 bilhão em arrecadação de ICMS. Segundo ela, na área há uma grande predominância da indústria de alimentos, mas também se destacam a construção civil, com 1.122 estabelecimentos e 7.693 vínculos empregatícios, e a de móveis, com 309 estabelecimentos e 5.217 trabalhadores.

Para o presidente do Sinduscom VT, é importante ressaltar o destaque da região nos índices de desenvolvimento, que atingiram o primeiro lugar no RS e o 11º no país. Ele valorizou os investimentos da entidade na região, principalmente na educação e formação de jovens para atuar na indústria, e reconheceu o quanto é positivo que a Fiergs venha ao interior para ouvir as necessidades das empresas locais, que hoje carecem de industrialização, tecnologia e reconstrução. “Agora é realmente trabalhar para focar e fazer esse investimento migrar para o lugar certo e ter bastante efetividade”, projetou.

Ao longo do dia, a programação contemplou ainda as explanações das demandas e definição das cinco prioridades regionais, além de uma visita à escola do Sesi e a apresentação do Pacote de Ações e Projetos para a região.

Fonte: AI Sinduscom VT
19 Maio
2025

Comitiva do Sinduscom VT participa de evento sobre Reforma Tributária na Fiergs

19/05/2025

Um grupo organizado pelo Sinduscom VT participou, nesta segunda-feira (19), do debate “Impactos da Reforma Tributária na Indústria da Construção". O evento ocorreu em Porto Alegre e foi promovido pela FIERGS, por meio do Conselho da Indústria da Construção (CONSIC) e do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (CONTEC), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Liderada pelo presidente do Sinduscom VT, Daniel Bergesch, a comitiva acompanhou a programação técnica que reuniu especialistas, empresários e lideranças do setor para debater as principais mudanças trazidas pela reforma tributária e seus efeitos práticos na construção civil. Foi um espaço qualificado de aprendizado, troca de experiências e reflexão estratégica sobre as transformações fiscais que devem moldar o futuro do setor.

 

Fonte: Imprensa Sinduscom VT
14 Maio
2025

Iniciativa inédita une sindicatos patronal e laboral da construção civil por campanha para atrair mão de obra

14/05/2025

Lançada em janeiro pelo Sinduscom VT (Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari), a campanha para atrair mão de obra e conscientizar sobre riscos do trabalho informal ganha reforço neste mês de maio. A iniciativa que busca sensibilizar os trabalhadores conta agora com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Similares de Lajeado e Vale do Taquari (STICML). A inédita ação conjunta entre os sindicatos patronal e laboral visa conscientizar para as oportunidades disponíveis e também para os benefícios e vantagens do vínculo empregatício com as empresas, especialmente direcionados aos que atuam na informalidade.

Presidente do Sinduscom VT, Daniel Bergesch destaca que a crise de mão de obra não se origina na ausência de pessoas ou na falta de vontade para o trabalho, mas na conclusão equivocada de que a informalidade é mais rentável do que o regime de contrato formal. Por isso a necessidade de desmistificar essa ideia de que o trabalho informal compensa, conscientizado para a série de vantagens garantidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), dentre as quais ele destaca as férias, o 13º salário, a jornada garantida apesar da chuva e o dissídio coletivo anual. Bergesch ainda enaltece a preocupação do empregador com a segurança e a saúde ocupacional do trabalhador. Sobre a aproximação com o sindicato laboral, ele explica que ela se dá a partir da boa relação entre as entidades e visa ressaltar outra série de benefícios que o trabalhador formal pode obter junto ao sindicato.

Da mesma forma, o presidente do STICML, Vilson Luiz Luft, salienta que o trabalhador informal não percebe o tanto que deixa de ganhar ao abrir mão da carteira assinada e que as perdas são ainda maiores quando considerado que os benefícios oferecidos pelo sindicato também se estendem a seus familiares e dependentes.  Para ele, a escassez de mão de obra é uma consequência histórica que levou os jovens a buscar outros setores, além do aumento exponencial de demandas, o que é prejudicado ainda mais pela ilusão de que a informalidade garante uma renda maior. Ao reafirmar a boa relação entre os sindicatos e o apoio à campanha, ele compartilha da preocupação do Sinduscom VT com o trabalho informal, com os riscos para esses trabalhadores e para a perda de vantagens daqueles que não possuem a carteira de trabalho: “Eu quero ver daqui a cinco anos o que isso vai dar”.

 

Fonte: Imprensa Sinduscom VT
12 Maio
2025

Sinduscom VT começa reuniões da Convenção Coletiva 2025

12/05/2025

O Sinduscom VT deu início hoje (12) à rodada de negociações da Convenção Coletiva 2025. O encontro ocorreu na sede da entidade, reunindo diretores dos setores de atuação do Sinduscom VT e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Similares de Lajeado e Vale do Taquari (STICML).

Entre os presentes, os presidentes do Sinduscom, VT Daniel Bergesch, e do sindicato laboral, Vilson Luiz Luft.  

 

Fonte: Imprensa Sinduscom VT
1
2
3
4
5
>