Sinduscom-VT implanta Projeto Cerâmico Vale do Taquari a partir de novembro
26/10/2016
Por meio da conjugação de esforços entre Sinduscom-VT, Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e Sebrae Nacional, o início da implantação do Projeto Cerâmico Vale do Taquari está confirmado para o fim do mês de novembro, conforme agenda dos auditores da Anicer.
Buscando desenvolver as ferramentas do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), o projeto tem como objetivo implantar métodos de controle de processos e produtos, bem como definir um sistema de gestão da qualidade, adequando os produtos às normas e portarias vigentes. Também fazem parte do programa a capacitação do empresariado, redução de perdas no processo produtivo e conquista do certificado de qualificação no PSQ.
Seis ceramistas da região já confirmaram sua participação no projeto. São eles: Cerâmica Barrense, Cerâmica Barrinha, Cerâmica Barth, Cerâmica Kich, Cerâmica Magagnin e Rabaioli Compagnoni.
Com subsídio de 90% do Sebrae, a contrapartida das empresas será custeada em 50% pelo Sinduscom-VT e a consultoria terá carga de 80 horas, com duração de 10 meses. Os interessados em aderir ao Projeto Cerâmico Vale do Taquari precisam ser associados do sindicato e estar em dia com as contribuições sindicais. Mais informações na sede do Sinduscom-VT ou pelo e-mail secretaria@sinduscomvt.com.br.
Ferramenta de competitividade
O PSQ é uma ferramenta para a qualidade, que auxilia as empresas a enquadrar seus processos, contribuindo para redução de perdas na produção de blocos e telhas cerâmicas. O objetivo é oferecer orientação sobre mercado, normas e exigências, estratégias de marketing e melhoria contínua, combatendo a não conformidade intencional nas revendas com ações específicas e dirigidas.