Sinduscom-VT e empresários participam do maior evento nacional da construção civil
30/05/2017
Uma comitiva de dez empresários e construtores do Vale do Taquari participou, de 24 a 26 de maio, d
a 89ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (Enic), em Brasília. O grupo foi composto por representantes do Sinduscom-VT e das construtoras Jachetti, Zagonel, Omega e Vargas; Loteadora e Imobiliária Dez; Privilege Engenharia e Construções; Versatti Empreendimentos Imobiliários; e Planus Arquitetura e Planejamento.
Com cerca de 1,4 mil participantes neste ano, o Enic é o principal evento do calendário anual do setor. Durante os três dias, vários temas foram debatidos por palestrantes e autoridades, com destaque para as questões políticas que impactam no cenário econômico nacional. “O clima de insegurança e preocupação era evidente entre a plateia, mas também de mas também de otimismo pelo potencial que o país tem. O Brasil não pode parar e as reformas são necessárias para toda a população e para que a economia volte a crescer”, afirmou o presidente do Sinduscom-VT, Roberto Jachetti.
Durante a programação, um grupo foi recebido pelo Presidente da República, Michel Temer, para demonstrar apoio à aprovação das reformas e sugerir medidas para reaquecer o setor. Organizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a reunião no Palácio do Planalto contou com a entrega de um documento elencando um conjunto de propostas para induzir a retomada da construção civil, um dos setores mais prejudicados pela deterioração da economia. “Os financiamentos não vão parar e vários fundos de investimento, no Brasil e fora, demonstram interesse. Ainda temos um déficit de habitação no país e o que precisamos é de uma economia estável e juros mais baixos”, destacou o presidente do Sinduscom-VT.
O tesoureiro da entidade, Ricardo Rieth Althaus, comentou a importância dos empreendedores conhecerem o cenário nacional. Entre os aspectos positivos do evento, frisou a participação do ministro da fazenda, Henrique Meirelles, que apresentou um resumo da situação atual e dos desafios existentes. “Ele nos afirmou que o governo está engajado não apenas em aprovar as reformas da Previdência e Trabalhista, mas também em tornar a economia mais eficiente”. Para Althaus, as reformas são necessárias para se ter novamente a confiança no mercado econômico e político do país.