EMAIL

secretaria@sinduscomvt.com.br

Atendimento

(51) 3748-4892

NOTÍCIAS

07 Novembro
2017

Sinduscom-VT analisa proposta de complementação do Plano Diretor de Lajeado

07/11/2017

O trabalho iniciado em julho deste ano pela Biossplena Projetos Ecodinâmicos para complementar a revisão do Plano Diretor – Lajeado 2040 está entrando em sua reta final e, antes de ser apresentado oficialmente ao poder público, foi revisado por integrantes da pasta da Construção Civil do Sinduscom-VT na manhã desta terça-feira (07). O projeto, liderado pelo sindicato em parceria com o Fórum das Entidades de Lajeado, foi elaborado pela engenheira civil e doutora em urbanismo Giovana Ulian com base em informações geográficas e cadastrais disponíveis no banco de dados do município e com os quais foram gerados indicadores de desenvolvimento urbano.

De acordo com o diretor da pasta, Jairo Valandro, a sugestão está baseada na divisão da cidade em sete unidades territoriais, considerando suas vocações e especificidades capazes de transformá-las em regiões independentes, as quais concentrem a movimentação de maneira mais uniforme. A ideia não é apenas revisar o Plano Diretor, mas sim incentivar a evolução sustentável e flexível: “Basicamente a proposta da Giovana não é virar a cidade de cabeça para baixo. É pegar e desenvolver o que já existe em cada setor e em todas essas centralidades que se tem dentro das unidades territoriais”, explicou. Ele ressaltou que a preocupação do Sinduscom-VT e demais entidades envolvidas é apresentar um contraponto que complemente o trabalho da prefeitura e que a intenção é apresentá-lo ao governo antes da audiência pública agendada para o dia 03 de dezembro, para que já possa entrar em consulta popular. “Quanto mais rápido pudermos levar nossa contribuição, melhor”, destacou.

O grupo discutiu pontos relacionados às características da cidade, como tamanho e vias urbanas, impactos da duplicação da BR-386 e procedimentos para aprovação de projetos, avaliando as consequências para a construção civil. Considerando a representatividade do setor para o município e a necessidade de se priorizar o bem comum, ficou acordado que um novo encontro será realizado em breve para a aprovação de uma proposta final que represente a decisão e o desejo conjunto da entidade.