Sinduscom VT promove curso sobre segurança no trabalho em altura
06/09/2012
Os profissionais da região que atuam na construção civil são o público-alvo da capacitação com foco em segurança no trabalho em altura (acima de dois metros do nível inferior). O curso está baseado na Norma Regulamentadora número 35, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em março deste ano. O documento estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção, as quais abrangem planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
O treinamento vai ocorrer segunda e terça-feira da próxima semana, dias 10 e 11, e é uma realização do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom VT). Na terça-feira, a aula é teórica e ocorre das 18h30min às 22h30min no Senai Lajeado, localizado na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 1874, no Bairro São Cristóvão. Os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática na terça-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, em uma obra da Construtora Diamond.
Entre os temas que serão abordados estão normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; e sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva. O treinamento será ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Vitor Hugo de Lima Schuch, o qual tem mais de 10 anos de experiência na área.
Inscrições
Interessados em participar do treinamento devem fazer suas inscrições pelo e-mail sinduscomvt@yahoo.com.br. Poderão participar empregados da construção civil indicados por suas empresas e que tenham Ensino Fundamental incompleto. O curso é gratuito para os profissionais das empresas que estiverem em dia com as mensalidades e contribuição sindical. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3748-4892.