Sebrae e Sinduscom-VT lançam nova etapa de projeto com indústrias moveleiras
28/03/2018
Engajados na melhoria dos negócios do setor moveleiro, o Sebrae e o Sinduscom Vale do Taquari realizaram nesta segunda-feira à noite (26) um encontro com donos e representantes das empresas que atuam no ramo na região. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), marcando o lançamento de uma nova etapa do Projeto Moveleiro do Vale do Taquari. A programação teve ainda palestra com o mestre em Administração e consultor de Marketing e Vendas Ricardo Lemos.
Segundo a gestora de projetos do Sebrae, Claudia Regina de Souza Kuhn, há 45 vagas para organizações interessadas, sendo que a duração do trabalho é de dois anos e o primeiro encontro está previsto para abril. A iniciativa tem foco na melhoria de processos e já tem confirmada a participação de um grupo de empresas de Teutônia e municípios vizinhos. “Esse projeto dá continuidade a uma capacitação do setor iniciada há dois anos, quando o objetivo maior era tornar as empresas mais competitivas. Agora, de olho em processos, a intenção é ampliar o mercado de atuação das indústrias moveleiras”, explica Claudia. Ela ainda comenta que a maioria das organizações engajadas na primeira etapa já manifestaram interesse na adesão. “É um sinalizador de que estamos no caminho certo e as empresas percebendo os resultados”.
Palestra sobre vendas
Para instigar os profissionais a buscarem melhores resultados aplicando o que aprendem, Ricardo Lemos ministrou a palestra “Estratégias inteligentes: transformando dificuldades em vendas”, a qual está baseada em seu livro “O vendedor Inteligente” e em sua experiência prática no mundo dos negócios. Segundo ele, o bom vendedor se destaca pela forma como percebe as coisas e pela capacidade de adaptação às circunstâncias, identificando o que pode ou não ser feito a seu favor. Ele lamentou um dos maiores erros empresariais: “As pessoas lutam contra coisas que não vão mudar e reclamam daquelas coisas que mudam sempre”.
Lemos afirmou que somos resultado do meio que nos cerca e que, em muitos casos, é preciso buscar novas fontes de influência para neutralizar aquelas que geram impacto negativo. Ele ainda citou consequências da acomodação e alertou para a necessidade de se rever critérios de escolha para a conquista daquele algo a mais, prevenindo para a possibilidade de o trajeto ser tortuoso: “Ninguém disse que para você chegar a um lugar melhor, o caminho tem que ser melhor”. Para os profissionais do setor moveleiro, sua dica foi precisa: “Um dos maiores motivos do não fechamento de um projeto de móveis não está em não saber fazer a conclusão de vendas ou em não saber negociar. Está em não saber sondar”, ressaltando que para conquistar o cliente é preciso, antes de mais nada, ouvir e entender seus desejos, necessidades e aspirações.