Reunião-almoço com prefeito: Empresários conhecem principais projetos do novo governo de Lajeado
21/03/2013
Empresários de cinco entidades com atuação na região, autoridades políticas e comunidade tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos planos da nova Administração para o município de Lajeado. Eles formaram o público de cerca de 150 pessoas que acompanhou nesta quinta-feira, dia 21, a reunião-almoço que teve como destaque a apresentação do prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt.
O compartilhamento dos projetos com a plateia desta atividade serve para explicar a ideia de coesão social defendida por Schmidt. Ela está, de forma geral, relacionada ao ouvir e dar oportunidade para todos. “Ela é indispensável para o sucesso de uma administração. Nós temos que estar unidos mesmo nas diferenças. Nós ouvimos os vereadores e discutimos com os secretários e servidores. Isso é coesão: é não trabalhar só”, destacou.
Foi com esta premissa aliada ao desenvolvimento sustentável que o chefe do Executivo conduziu sua fala no evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado; Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat); Sindilojas Vale do Taquari; e Sindicato da Construção Civil (Sinduscom VT). Este esteve representado na mesa oficial através do vice-presidente Administrativo Roberto Jachetti.
Os principais projetos apresentados por Schmidt estão contemplados em políticas imediatas e de curto e médio prazos, além de implementações administrativas, com vistas à economia e captação de recursos públicos. Os planos abrangem as mais diversas áreas, como educação, trânsito, obras, meio ambiente, assistência social e habitação. Segundo o prefeito, todas as demandas serão executadas levando em conta o aspecto sustentável e o diálogo com a comunidade. “Vocês nos verão conversar com muita altivez com o governador do Estado. Eu visitarei a presidente Dilma e talvez num futuro próximo ela venha a Lajeado. Mas me verão também nos mutirões de bairros trabalhando junto ou supervisando”, sublinha.
O presidente da Acil, Ronaldo Zarpellon, foi o anfitrião do evento em nome das cinco organizações. Ele agradeceu a presença de todos e lembrou que a ocasião foi ainda mais propícia em razão do aniversário de 122 anos da emancipação política de Lajeado comemorado neste mês.
Alguns dos projetos
Schmidt compartilhou com a plateia vários projetos da sua Administração. Entre eles estão a implantação da Escola Técnica Federal e a ampliação da estrutura do Senai. A Prefeitura em parceria com as Defesas Civil nacional e estadual se dedicam em ações para a prevenção de desastres naturais. De acordo com Schmidt, Lajeado vai receber do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) R$ 20 milhões para investimentos em pavimentação. Também serão destinados R$ 3 milhões para reestruturação da secretaria de obras e aquisição de novos equipamentos. Outro projeto tange à destinação de área de terras para construção de casas por meio do financiamento habitacional Minha Casa Minha Vida.
