EMAIL

secretaria@sinduscomvt.com.br

Atendimento

(51) 3748-4892

NOTÍCIAS

20 Abril
2018

Empresários da construção civil participam de treinamento sobre negociação e comportamento humano

20/04/2018

O desenvolvimento de habilidades negociais a partir da compreensão do funcionamento da mente foi o mote do summit “Inteligência negocial para executivos da Construção Civil” promovido pelo Sinduscom Vale do Taquari nesta terça-feira (17) em Lajeado. Ministrada pelo consultor Jorge Faccioni, a atividade teve carga horária de 8 horas e envolveu teoria, exercícios de autoconhecimento e práticas de negociação para aperfeiçoar técnicas que auxiliem nas rotinas diárias dos empresários do setor.

Partindo dos conceitos de neurociência, neuromarketing e neurometa, Faccioni esclareceu que a mente humana é muito complexa e que tudo começa no pensamento, onde se originam as atitudes que se transformam em ações e geram resultados superiores. “Isso funciona em tudo, inclusive na negociação”, afirmou. Segundo ele, a atitude vencedora provém da capacidade de fazer o indispensável: “Fazer o melhor possível é fazer o aceitável, só que na maioria das vezes o melhor possível não é o suficiente”. Além disso, tanto nas empresas quanto na vida pessoal é importante que se tenha controle emocional e capacidade de superar adversidades: “Uma das coisas mais importante que um ser humano pode ter é o conhecimento de como contornar objeções”.

Assim, ele apresentou estratégias para explorar os neurogatilhos mentais a partir da metodologia que ele denomina de wheeldog, ou roda de cachorro, a qual facilita a memorização e aplicação das técnicas indicadas. Declarando que a negociação é fundamental na construção civil pois ocorre desde a compra de materiais até a venda de um imóvel, Faccioni ressaltou que nesse processo é extremamente importante que se tenha flexibilidade e expectativas que acompanhem a velocidade das coisas. Ao definir negociação como a preservação de interesses, ele destacou que um dos segredos é sempre manter comportamentos positivos: “Não é aquilo que acontece, mas o que a gente faz com aquilo que acontece. Isso é ter atitude”.

Vice-presidente do Sinduscom-VT, Jairo Luis Valandro enalteceu a importância do tema abordado no treinamento: “Negociação faz parte do nosso dia a dia”. Ele antecipou que a ideia é também estender a capacitação para os demais setores atendidos pelo sindicato, detalhando suas particularidades e interesses específicos, ainda com a possibilidade da continuidade em outros dois módulos. Ele destacou que essa é uma forma de reverter o investimento que o associado faz na entidade em benefício de sua empresa e de seus próprios negócios.