EMAIL

secretaria@sinduscomvt.com.br

Atendimento

(51) 3748-4892

NOTÍCIAS

05 Dezembro
2018

Associados do Sinduscom-VT aprovam previsão orçamentária para 2019

05/12/2018

Em assembleia geral ordinária na noite desta terça-feira (04), os associados do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) aprovaram a previsão orçamentária para o exercício de 2019. O encontro ocorreu no Weiand Hotel e também teve na pauta a apresentação das atividades desenvolvidas pela entidade. Na sequência do evento, os presentes participaram de um jantar de confraternização e celebração pelo fim do ano.

Entre as ações do sindicato em 2018, foi destacada a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho com os sindicatos laborais do setor, a qual representou a primeira negociação após a reforma trabalhista e que contemplou os interesses e necessidades de ambos os lados. Da mesma forma, foram relacionados os cursos e treinamentos oferecidos, como o Summit de Inteligência Negocial, a Capacitação em Avaliação de Crédito e Contratos, e o Workshop Educação e Liderança. A representatividade do sindicato foi citada através da participação no Seminário Convenção Coletiva de Trabalho da Fiergs, reuniões do Conselho Estadual do Sinduscon-RS e presença de uma comitiva da região no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado em Florianópolis.

Ao detalhar as atividades por setor de abrangência, a construção civil mencionou o estudo do Plano Diretor de Lajeado, desenvolvido em parceria com a Seavat, que contabilizou 20 reuniões e mais de 100 horas de trabalho. Vice-presidente da entidade, Jairo Valandro comemorou as conquistas obtidas junto ao governo municipal, enaltecendo as alterações significativas no projeto inicial. “A construção civil em Lajeado é um setor muito pujante. É a referência na nossa cidade. Então, a gente precisa deixar que ela se desenvolva. Somos um farol nesse mercado e precisamos que isso esteja no Plano Diretor”, observou. Já o setor de mobiliário e marcenarias descreveu o Projeto Moveleiro, realizado em parceria com o Sebrae e que busca fomentar a qualificação e a competitividade da cadeia produtiva. Quanto à pasta de olarias e cerâmicas, o diretor Fernando Roberto Bruxel relatou a missão técnica a Portugal. Gerente executivo do sindicato, Valdir Schwarzer ainda enfatizou o setor de artefatos de cimento e concreto pré-misturado que, após adesão de 100% das empresas da região, realizou a primeira reunião em novembro e agora começa a articular as demandas de seu interesse.

O presidente José Zagonel ressaltou a importância de ser associado do Sinduscom-VT, visto que se trata de uma entidade que representa mais de 500 organizações do Vale. Na sua avaliação, apesar de ainda jovem – o sindicato completa 10 anos em 2019 -, a entidade está no caminho certo. “Tudo isso que estamos fazendo vai agregando e melhorando o setor. A equipe está se empenhando para que o sindicato seja atuante, presente, representativo. Aos poucos estamos nos estruturando e queremos exatamente isso: torná-lo grande”, finalizou.